ROTEIRO DE APRENDIZAGEM: ENSINANDO A APRENDER

Roteiro de aprendizagem é um instrumento elaborado de forma intencional e planejada pelo professor a fim de orientar o estudo dos alunos. Os roteiros favorecem o engajamento e autonomia dos estudantes, além de contribuir para que os mesmos desenvolvam estratégias de sistematização de estudo para alcançar os objetivos de aprendizagem propostos pelo professor.

A importância de orientar o estudo dos alunos.


Segundo Doug Lemov (2016, p. 15), “as operações mentais que favorecem a apropriação ativa do conhecimento dependem de uma intervenção do professor, intencional e planejada. Ou seja, o caminho para a construção autônoma do conhecimento precisa ser estruturado e guiado pelo professor.”

Entendemos que o aluno se sente mais seguro quando está claro para ele a intencionalidade das aulas, quais objetivos precisam ser alcançados, quais atividades precisam ser realizadas e, posteriormente, ter o feedback do professor sobre o que ele produziu, principalmente, no que diz respeito a compreensão do precisa ser melhorado.

Na literatura, as orientações para a condução do estudo dos alunos podem ser encontradas na técnica conhecida como “Estudo Dirigido”. Menegolla e Sant’anna (2013, p. 58) mencionam que por meio do estudo dirigido “o aluno aprende a estudar de forma independente, realizando seu próprio trabalho de forma clara, precisa e rica de informações”.

Por meio do estudo dirigido o professor poderá auxiliar os alunos a: desenvolver autonomia na realização dos estudos; organizar e consolidar conhecimentos; desenvolver estratégias individuais de aprendizagem; e, estabelecer relações entre os conteúdos aprendidos. Ao professor, possibilita observar o desenvolvimento e dificuldades dos alunos e verificar a condução do seu trabalho em sala de aula (LIBÂNEO, 2017).

Esta técnica possui como “ferramenta” ou instrumento de aplicação, o roteiro de aprendizagem. Nele são organizados de forma estratégica o caminho, ou roteiro, que o aluno deverá seguir para alcançar os resultados da aprendizagem, planejados pelo professor.

Essencialmente, um roteiro de aprendizagem é composto por: (i) um texto de apresentação que indica a importância da tarefa e fornece orientações do professor; (ii) os objetivos de aprendizagem a serem alcançados com o roteiro desenvolvido; e (iii) as tarefas que devem ser realizadas pelos alunos de modo a possibilitá-los o alcance dos objetivos estabelecidos. A correção das tarefas e o compartilhamento do aprendizado é uma ação que deve constar no planejamento do professor e faz parte da aplicação do roteiro de aprendizagem.

Fonte: Autoria própria.

Veiga (1991, p. 88) e Menegolla e Sant’anna (1997) mencionam alguns pontos que devem ser observados na estrutura de um roteiro de aprendizagem. O roteiro deve conter uma breve e envolvente introdução para estimular o aluno a aprender; dividir tarefas complexas em etapas e em ordem crescente de dificuldades; as tarefas planejadas e adequadas ao conteúdo, nível da turma e objetivos traçados; oferecer variedade quanto ao tipo, forma e elementos que compõem a atividade; oferecer instruções claras e precisas sobre o desenvolvimento do trabalho (o que fazer e como fazer) interligando-os aos objetivos a atingir; indicar bibliografia complementar e disponibilizar materiais para consulta.

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