Leve para sua escola ROTEIROS DE APRENDIZAGEM E OUTRAS OFICINAS!
Levamos para sua escola uma oficina dinâmica e prática que orienta professores a elaborarem seus próprios roteiros.
O que você vai ver:
Na oficina, abordamos os principais itens de construção de um roteiro de aprendizagem, tais como: contextualização de um roteiro, comunicação textual aplicado ao perfil dos alunos, elaboração de objetivos de aprendizagem, tarefas direcionadas, correção e compartilhamento de resultados. Tudo isso com exercícios e acompanhamento.
Outras oficinas? Temos! Oficina de preparação de slides com foco em ensino e de CONCEPÇÃO DE PRODUTOS EDUCACIONAIS para Programas de Pós-Graduação Profissionalizantes.
Ficou interessado?
Entre em contato pelo email sarah.marcella@gmail.com para mais informações.
Veja quem já participou!
Roteiro de Aprendizagem em Nova Andradina (MS)
A doutoranda do PPGET Marcella Sarah F. de Farias apresentou seu produto educacional Roteiros de Aprendizagem a convite do Núcleo de Tecnologias Educacionais Municipal- NTM ligado à Secretaria Municipal de Educação de Nova Andradina (MS), responsável por todas as demandas relacionadas a tecnologia e a potencialização dos recursos inovadores da área tecnológica educacional através de formações continuadas.
Em forma de palestra, a aluna apresentou as orientações e exemplos para a elaboração de um roteiro para professores, coordenadores e gestores da Rede Municipal de Ensino de Nova Andradina-MS (350 pessoas).
O momento ocorreu no dia 23 de outubro e a transmissão ocorreu via Youtube.(https://www.youtube.com/watch?v=o6q2lsa-BNs)
Link: http://ppget.ifam.edu.br/roteiro-de-aprendizagem-em-nova-andradina-ms/
Egressa ministra oficina sobre Plano de Aula e Ensino Híbrido
A egressa Marcella Sarah Filgueiras de Farias participou como palestrante da I Jornada Pedagógica Integrada do IFAC. O evento ocorreu nos dias 20, 21 e 22 de janeiro de 2021 e foi transmitido pelo canal do Youtube.
Na palestra, a egressa apresentou o tema Elaboração de plano de estudos: gestão do tempo e metodologias. Dentre os pontos abordados, elaboração de um plano de estudos, ensino híbrido e outros conteúdos pertinentes ao tema.
Para visualizar a apresentação, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=b-ZjtMWAWR4&feature=youtu.be&ab_channel=ProenEventos
Link: http://ppget.ifam.edu.br/egressa-ministra-oficina-sobre-plano-de-aula-e-ensino-hibrido/
Webinário sobre Roteiros de Aprendizagem
A Organização do Projeto de Extensão de Formação Continuada de Professores em Tecnologias Digitais convidou para o Webinário a mestra Marcella Sarah, egressa do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), para explanar sobre Roteiros de Aprendizagem.
A egressa abordou sobre a estrutura de um roteiro, elaboração e exemplos de roteiros de aprendizagem. O projeto de extensão é realizado no Campus de Vilhena do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) com colaboração do Grupo de Pesquisa EDUCA, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
LINK: http://ppget.ifam.edu.br/webinario-sobre-roteiros-de-aprendizagem/
Egressa ministra Oficina para SENAC de Roraima
A egressa Marcella Sarah Filgueiras de Farias ministrou durante o período de 19 à 23 de outubro, a oficina sobre Ensino Híbrido, Roteiros de Aprendizagem e Tecnologias para Educação. A ação foi destinada a professores do IFRR – Instituto Federal de Roraima, contado com o total de 20 participantes.
Durante a oficina, foram abordados conceitos, exemplos e práticas que os docentes podem aplicar em seu contexto de ensino. Ao final, os participantes desenvolveram um plano de aula e um roteiro de aprendizagem com o uso de tecnologias para educação.
LINK: http://ppget.ifam.edu.br/egressa-ministra-oficina-para-o-senac-roraima/
Roteiros de Aprendizagem em escola privada de MG
O CEC Diocesano – Janaúba-MG, uma escola privada de ensino, convidou a egressa Marcella Sarah F. de Farias para ministrar e abordar sobre o seu produto de mestrado “Roteiros de Aprendizagem” no dia 11 de setembro. Além disso, a escola está organizando um seminário de Roteiros de aprendizagem para buscar aplicar as práticas pedagógicas do Ensino Infantil, Fundamental e Médio.
No evento, farão rodas de conversas sobre as experiências dos professores com a utilização dos Roteiros de Aprendizagem que estão elaborando e aplicando com os alunos para verificar possibilidades e adaptações a fim de incorporar na nossa prática.
LINK: http://ppget.ifam.edu.br/roteiros-de-aprendizagem-em-escola-privada-de-mg/
Roteiros de Aprendizagem no Acre
No dia 02 de outubro, a egressa Marcella Sarah F. de Farias palestrou para a Reunião do Grupo de Pesquisa DIGITALIDADES PARA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA (DALI) da Universidade Federal do Acre, que contou com professores do IFAC e UFAC.
Roteiros de aprendizagem no curso de licenciatura do IFAM
A egressa Marcella Sarah F. de Farias, a convite do professor Fabrício Farias, ministrou no dia 01/09, a palestra “Roteiros de Aprendizagem”. Os participantes são alunos em etapas finais do curso de licenciatura de Física do IFAM.
Na palestra foram abordados o conceito, estrutura, orientações e exemplos com foco na elaboração de seus próprios roteiros. Além disso, houve troca de experiências sobre práticas em sala de aula.
Roteiros de Aprendizagem no IFAC
A egressa Marcella Sarah Filgueiras de Farias participou da I Jornada de Formação e Planejamento Integrado da Rede IFAC – Etapa II que teve como tema “Transformando o ato de ensina e aprender no IFAC”. Ela ministrou uma oficina nos dias 18 e 19 de agosto sobre Roteiros de Aprendizagem e abordou conceitos, estrutura de um roteiro, orientações e exemplos de aplicação.
A oficina contou com mais de 240 participantes que tiveram a oportunidade de elaborar seus roteiros, que foram analisados por Marcella Sarah, e posteriormente discutidos por todos.
Egressa do PPGET ministra oficina sobre Roteiros de Aprendizagem na Formação de Servidores do IFAM
A egressa do PPGET, Marcella Sarah Filgueiras de Farias, realizou nos dias 29 e 30 de julho de 2020, uma oficina virtual sobre Roteiros de Aprendizagem (R.A) como parte da Formação de Servidores do IFAM.
A oficina foi uma experiência muito importante e diferente, pois contou com uma rica interação entre os participantes.
No primeiro dia, foram abordados os conceitos, estrutura de um roteiro e ao final, foi solicitado dos participantes a produção e envio de um roteiro para análise da egressa. No segundo dia, finalizou a parte teórica e analisou os roteiros enviados, indicando melhorias e dicas para direcionar melhor a produção de R.A.
A oficina pode ser vista nos vídeos:
Primeiro dia da Oficina : https://www.youtube.com/watch?v=A43u5gG4BDA&feature=emb_title
Segundo dia da Oficina: https://www.youtube.com/watch?v=hsVSOr07Pt4&feature=emb_title
Roteiros de Aprendizagem no IFPE
A convite dos Campus Vitória e Afogados do IFPE, a egressa Marcella Sarah Filgueiras de Farias apresentou Roteiros de Aprendizagem na semana de formação dos professores.
A palestra ocorreu no dia 11 de agosto de 2020 e contou com a participação de mais de 50 docentes, onde foi apresentado o conceito, estrutura, orientações e vários exemplos sobre roteiros de aprendizagem.
A semana tem com objetivo apresentar mecanismos e estratégias para aulas remotas. O trabalho da mestra pode ser visto no site www.roteirosdeaprendizagem.com.br.
Egressa contribui para Formação de Professores no Campus Santa Maria Boa Vista – IFSertão- PE
No dia 04 de agosto de 2020, o IFSertão-PE Campus Santa Maria da Boa Vista, convidou a mestra Marcella Sarah Filgueiras de Farias a contribuir com o Encontro de Formação Docente com Roteiros de Aprendizagem- conceito, estruturação e orientações.
O encontrou contou a participação de mais de 60 professores que observaram como desenvolver seus próprios roteiros, aplicá-los em seus contextos de sala de aula e em suas estratégias de ensino.
O PPGET parabeniza a egressa pela inserção social do produto educacional e da participação em diferentes eventos.
Produto de Egressa integra a agenda de formação de servidores do IFAM
O produto educacional da Ma. Marcella Sarah Filgueiras de Farias, egressa do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico, integrou a agenda de formação de servidores do IFAM, no segundo semestre acadêmico de 2020.
Marcella participou como conferencista tratando o tema “Planejamento e avaliação: os roteiros de aprendizagem e outras apropriações didático-pedagógicas para o ensino híbrido”. A conferência fez parte da programação do Encontro de Formação para Retorno Acadêmico 2020.2, que acontece entre os dias 22 e 28 de julho, transmitido de forma on-line, no Youtube (TV IFAM) e também no FaceBook.
O vídeo com a palestra de Marcella Sarah está disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=oJXf-yoZ700&t=10353s ( a partir do 1h:47min:00). Até a data desta postagem, a plataforma do YouTube já contabilizava mais de 2.700 visualizações.
Promover a inserção social dos produtos educacionais é uma missão dos Programas de Pós-Graduação Profissionais e a comunidade do PPGET fica muito feliz por este alcance.
Egressa do PPGET ministra a palestra “Roteiros de aprendizagem: construção e aplicação em sala de aula”
A egressa Marcella Sarah F. de Farias participou no dia 30 de junho de 2020 da CAPACITAÇÃO EM OFICINAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO REMOTO, ministrando a palestra intitulada “ROTEIROS DE APRENDIZAGEM: construção e aplicação em sala de aula”.
Oficina “Roteiros de Aprendizagem: construção e aplicação em sala de aula”
O evento foi promovido pela Direção de Ensino do Instituto Federal de Pernambuco, Campus Petrolina, que teve como objetivo promover espaços formativos de diálogo e aprendizagem, mostrando caminhos e estratégias metodológicas de como fazer o ensino remoto, alimentando-se do conhecimento para contribuir no planejamento das atividades remotas que serão aplicadas aos alunos. O Público Alvo foram professores e servidores TAE do IF SERTÃO PE.
Segundo o registro dos organizadores, a palestra contou com mais de 150 participantes, entre professores, alunos e interessados no tema.
Egressa abordou o tema Roteiros de Aprendizagem na Turma PPGET 2020
Nesta sexta-feira (05/06/2020), Marcella Sarah Filgueiras de Farias, egressa do mestrado, abordou o tema “Roteiros de Aprendizagem” na disciplina “Ensino e TICs”, Turma PPGET 2020, ministrada pela Profa. Dra. Andréa Mendonça.
Na aula, a mestre Marcella de Farias, tratou sobre o conceito e a elaboração de roteiros de aprendizagem e respondeu questionamentos da turma sobre dificuldades para aplicação de roteiros de aprendizagem em sala de aula, adaptações possíveis, estratégias de avaliação e feedback, entre outros. A discussão sobre o tema foi mediada por Maria Izaíra Gil, aluna da turma.
Para conhecer a pesquisa de Marcella de Farias sobre Roteiros de Aprendizagem, desenvolvida na época do mestrado no PPGET, acesse o site da autora. A dissertação e o produto de Marcella estão disponíveis também no site do PPGET e no repositório institucional do IFAM.
Egressa apresenta palestra no evento Repensar
A egressa Marcella Sarah F. de Farias apresentou no dia 30 de janeiro de 2020 a palestra sobre Roteiros de Aprendizagem na Universidade Estadual do Amazonas no evento Repensar. O Repensar, evento da Fundação Rede Amazônica, tem como objetivo discutir temas de relevância para sociedade, reunindo acadêmicos, profissionais e formadores de opinião, através de palestras curtas e oportunidade para discussões e networking.
Nessa edição, com o tema Educação Criativa, contaram com a presença de Karla Pereira, Marcella Sarah e Carlla Vicna, que desenvolvem práticas educacionais que estimulam o aprendizado e desenvolvem habilidades que tornam o processo educacional mais criativo. No final, houve um momento de troca de experiências mediado por Rony Siqueira do Programa Educações com as palestrantes, onde o público fez perguntas e tirou suas dúvidas.
Além de apresentar sobre Roteiros de Aprendizagem, a egressa apresentou as atividades do MPET e outros produtos educacionais do mestrado.
Egressa do MPET ministra oficina sobre Roteiros de Aprendizagem
A egressa do MPET, Marcella Sarah Filgueiras de Farias, ministrou nos dias 23 e 24 de julho de 2020, a oficina sobre Elaboração de Roteiros de Aprendizagem na Jornada Pedagógica 2019/2 no IFAM do Campus Manaus Zona Leste. A oficina é fruto da dissertação da egressa, orientada pela Profa. Dra. Andréa Pereira Mendonça, e contou com a participação de 39 docentes de diversas áreas de atuação. Dentre os pontos abordados, foram apresentados conceitos, estrutura de um roteiros, etapas de construção, orientações de aplicações de roteiros de aprendizagem e o site com todos os produtos da pesquisa que podem ser acessados pelos professores. Segundo a egressa, a oficina ajuda na divulgação do produto da sua pesquisa e oferece aos professores um instrumento para lhes auxiliar em sala de aula visando a autonomia do aluno nos seus estudos.
OFICINA SOBRE DESIGN THINKING
Oficina de Design Thinking no projeto Lapassion
A egressa do MPET, Marcella Sarah F. de Farias, ministrou nos dias 02,03 e 04 de março de 2020, a Oficina de Design Thinking para 36 participantes do projeto Lapassion. Dentre os participantes, há alunos da Finlândia, Espanha, Peru, Chile, dentre outros estados do Brasil, como Amapá e Pará. A oficina foi ministrada em inglês e português.
LAPASSION (Práticas Latino-Americanas e Soft Skills para uma Rede Orientada para a Inovação) é um projeto do programa Erasmus + dentro da linha KA2 – Cooperação para a inovação e intercâmbio de boas práticas – Capacitação no campo do Ensino Superior (referência 585687-EPP -1-2017-1-PT-EPPKA2-CBHE-JP). Envolve parceiros de Portugal, Finlândia, Espanha, Brasil, Uruguai e Chile.
O consórcio LAPASSION tem como motivação criar uma solução única para abordar diferentes problemas que afetam a juventude nas IES, ajudando os estudantes a obter uma melhor formação em termos de inovação, habilidades técnicas e internacionalização. Esta solução é obtida pela LAPASSION MP / I (Projetos / Estágios Multidisciplinares) para que as equipes de alunos ajudem a co-criar e co-desenvolver projetos propostos por empresas e outras organizações, ou para acelerar ideias inovadoras em um contexto internacional envolvendo estudantes de vários países).
Os participantes aprenderam sobre conceitos e meios de como desenvolver seus projetos com as técnicas de Design Thinking e ao final apresentaram seus resultados.
Egressa ministra oficina de Design Thinking para startup’s
A egressa Marcella Sarah F. de Farias ministrou entre os dias 08 e 11 de janeiro de 2020, a Oficina de Design Thinking para os participantes do projeto para startup’s da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação – SEMTEPI.
Os participantes conheceram como utilizar as técnicas de DT para os seus projetos de forma a potencializar a coleta de dados até a concepção de um produto. De maneira prática e didática, a oficina contou com atividades que desenvolveram suas percepções sobre o seu público-alvo e criatividade na fase de geração de propostas.
O Design Thinking é um modelo estruturado que auxilia, de forma criativa e focado no público-alvo, a desenvolver soluções inovadoras. Está é a segunda oficina que a egressa ministra, outra experiência, foi o uso do DT na sua dissertação de mestrado intitulada “Design Thinking na Elaboração de um Produto Educacional: Roteiro de Aprendizagem – Estruturação e Orientações”, defendida em 2019.
OFICINA DE ELABORAÇÃO DE SLIDES EDUCACIONAIS
Egressa ministra palestra “Power slides: saia da mesmice!”
A egressa Marcella Sarah F. de Farias participou no dia 08 de julho de 2020, da CAPACITAÇÃO EM OFICINAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO REMOTO, ministrando a palestra intitulada “Power slides: saia da mesmice!”.
O evento foi promovido pela Direção de Ensino do Instituto Federal de Pernambuco, Campus Petrolina – IF SERTÃO PE, que teve como objetivo promover espaços formativos de diálogo e aprendizagem, mostrando caminhos e estratégias metodológicas de como fazer o ensino remoto, alimentando-se do conhecimento para contribuir no planejamento das atividades remotas que serão aplicadas aos alunos.
O público alvo do evento foram professores e servidores (Técnicos Administrativos em Educação – TAEs) do IF SERTÃO PE.
Segundo o registro dos organizadores, a palestra contou com mais de 100 participantes, entre professores, alunos e interessados no tema.
O PPGET parabeniza a egressa por compartilhar conhecimento contribuindo para o melhoria contínua do processo de ensino-aprendizagem.
Egressa do PPGET participa de formação de professores no Instituto Federal de Brasília (IFB)
No dia 28 de julho de 2020, a mestra Marcella Sarah Filgueiras de Farias participou como palestrante da formação de professores no Instituto Federal de Brasília. Com a palestra “Power Slides: saia da mesmice!”, a egressa apresentou conceitos e técnicas para elaborar apresentações mais adequadas e voltadas para aulas remotas.
Apesar de utilizar uma ferramenta muito conhecida de criação de slides (Power Point), a egressa abordou a importância de criar um material mais dinâmico, contextualizado e direcionado para as tecnologias disponíveis, apresentando dicas e direcionamentos do campo do Design.
O momento contou com a participação de 25 pessoas, entre professores e profissionais da área de ensino.
O PPGET parabeniza a egressa por sua contribuição à formação de professores.
Aluna do MPET ministra curso para professores da FUCAPI
A aluna do MPET Marcella Sarah desenvolveu na semana pedagógica da FUCAPI um curso intitulado “Design de Conteúdo: Empoderando o Ensino”. Este curso teve duração de 3h, ocorreu no dia 20 de julho de 2017 e foi oferecido para 39 professores divididos em duas turmas (manhã e noite). Nele os professores puderam aprender novas maneiras de elaborar seus materiais didáticos. O resultado? Diversos professores reaprendendo o poder da boa comunicação e apresentação de conteúdos para seus alunos.
Marcella Sarah é professora da FUCAPI e aluna do MPET. Ela em conjunto com mais duas mestrandas (Adelcimara Miranda e Franciane Soares) planejaram o curso e o implementaram, originalmente, com alunos de licenciatura do IFAM, tendo 20h de duração. Esta atividade fez parte da disciplina Ensino e TICs ministrada pela Profa. Dra. Andréa Mendonça.
Ainda conforme a mestranda Marcella Sarah, está programado para o segundo semestre a continuação dos conteúdos abordados e discussões sobre o uso das TIC’s.
OFICINA PARA PRODUTO EDUCACIONAL
Oficina de produtos educacionais do IFAC
A doutoranda Marcella Sarah F. de Farias ministrou a oficina de Concepção de Produtos Educacionais para o Encontro de Pós-Graduação e Mostra de Pesquisa e Produtos do Instituto Federal do Acre (Ifac). O evento, que foi organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Proinp), realizou-se entre os dias 19 e 20 de agosto, em formato digital.
O evento foi destinado para estudantes, técnicos e professores de programas de pós-graduação, como também toda comunidade que tenha interesse em discutir a importância da pós-graduação no Acre.
Link: http://ppget.ifam.edu.br/oficina-de-produtos-educacionais-do-ifac/
Trabalho de Integração entre PPGET/IFAM e PPGDOC/UFPA
Foi finalizada hoje (07/05/2021) a oficina sobre “Concepção de Produtos Educacionais” oferecida para os alunos do Mestrado do PPGDOC (Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática), da UFPA. A oficina foi ministrada pelas professoras Dra. France Fraiha (PPGDOC/UFPA), Dra. Andréa Mendonça (PPGET/IFAM) e Ma. Marcella de Farias (FAMEPI), egressa do PPGET.
A oficina tratou sobre conceito e processo de concepção de produtos educacionais, orientações para sua elaboração e teve também um momento de socialização, no qual os alunos fizeram exposições sobre suas pesquisas e produtos educacionais. A fim de ampliar o momento de socialização, a oficina, inicialmente prevista para o período de 26/04 a 04/05/2021, foi estendida mais um dia, tendo sido finalizada nesta sexta-feira (07/05/2021).
Realizada Oficina de Produtos Educacionais
No período de 05 a 07 de outubro de 2020 foi realizada uma oficina sobre Produtos Educacionais para os alunos do mestrado da Turma PPGET 2020. A oficina foi ministrada pela Profa. Andréa Mendonça em parceria com a egressa Marcella Sarah de Farias, via Google Meet.
Na oficina foi abordado o conceito e processo para desenvolvimento de produtos educacionais, orientações sobre design de produtos, registro, inserção social e ficha de validação de produtos pela banca de defesa de dissertação. Foram três dias de aprendizado e muita interação.
LINK: http://ppget.ifam.edu.br/p-9064/
MPET lança E-book sobre Produto Educacional
A Mestre Marcella Sarah Filgueiras, egressa do MPET, em co-autoria com a Professora Andréa Mendonça lançam o e-book: “Concepção de Produtos Educacionais – para um Mestrado Profissional”.
O e-book visa auxiliar alunos de Mestrados Profissionais a conceber produtos educacionais por meio de um processo composto por sete fases. Cada fase apresenta técnicas que orientam o mestrando a desenvolver por meio de um esquema visual seu produto educacional. Ao final, são apresentadas orientações de produção de algumas tipologias de produtos educacionais.
LINK DO E-BOOK: https://drive.google.com/file/d/1wVX0B4VaLH51Ld7veABEIA_Ru8he8eO1/view