Leve para sua escola ROTEIROS DE APRENDIZAGEM E OUTRAS OFICINAS!

Levamos para sua escola uma oficina dinâmica e prática que orienta professores a elaborarem seus próprios roteiros.


O que você vai ver:

Na oficina, abordamos os principais itens de construção de um roteiro de aprendizagem, tais como: contextualização de um roteiro, comunicação textual aplicado ao perfil dos alunos, elaboração de objetivos de aprendizagem, tarefas direcionadas, correção e compartilhamento de resultados. Tudo isso com exercícios e acompanhamento.


Outras oficinas? Temos! Oficina de preparação de slides com foco em ensino e de CONCEPÇÃO DE PRODUTOS EDUCACIONAIS para Programas de Pós-Graduação Profissionalizantes.


Ficou interessado?

Entre em contato pelo email sarah.marcella@gmail.com para mais informações.


Veja quem já participou!


Roteiro de Aprendizagem em Nova Andradina (MS)

A doutoranda do PPGET Marcella Sarah F. de Farias apresentou seu produto educacional Roteiros de Aprendizagem a convite do Núcleo de Tecnologias Educacionais Municipal- NTM ligado à Secretaria Municipal de Educação de Nova Andradina (MS), responsável por todas as demandas relacionadas a tecnologia e a potencialização dos recursos inovadores da área tecnológica educacional através de formações continuadas.

Em forma de palestra, a aluna apresentou as orientações e exemplos para a elaboração de um roteiro para professores, coordenadores e gestores da Rede Municipal de Ensino de Nova Andradina-MS (350 pessoas).

O momento ocorreu no dia 23 de outubro e a transmissão ocorreu via Youtube.(https://www.youtube.com/watch?v=o6q2lsa-BNs)


Link: http://ppget.ifam.edu.br/roteiro-de-aprendizagem-em-nova-andradina-ms/


Egressa ministra oficina sobre Plano de Aula e Ensino Híbrido

A egressa Marcella Sarah Filgueiras de Farias participou como palestrante da I Jornada Pedagógica Integrada do IFAC. O evento ocorreu nos dias 20, 21 e 22 de janeiro de 2021 e foi transmitido pelo canal do Youtube.

Na palestra, a egressa apresentou o tema Elaboração de plano de estudos: gestão do tempo e metodologias. Dentre os pontos abordados, elaboração de um plano de estudos, ensino híbrido e outros conteúdos pertinentes ao tema.

Para visualizar a apresentação, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=b-ZjtMWAWR4&feature=youtu.be&ab_channel=ProenEventos


Link: http://ppget.ifam.edu.br/egressa-ministra-oficina-sobre-plano-de-aula-e-ensino-hibrido/

Webinário sobre Roteiros de Aprendizagem

A Organização do Projeto de Extensão de Formação Continuada de Professores em Tecnologias Digitais convidou para o Webinário a mestra Marcella Sarah, egressa do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), para explanar sobre Roteiros de Aprendizagem.

A egressa abordou sobre a estrutura de um roteiro, elaboração e exemplos de roteiros de aprendizagem. O projeto de extensão é realizado no Campus de Vilhena do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) com colaboração do Grupo de Pesquisa EDUCA, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

LINK: http://ppget.ifam.edu.br/webinario-sobre-roteiros-de-aprendizagem/

Egressa ministra Oficina para SENAC de Roraima

A egressa Marcella Sarah Filgueiras de Farias ministrou durante o período de 19 à 23 de outubro, a oficina sobre Ensino Híbrido, Roteiros de Aprendizagem e Tecnologias para Educação. A ação foi destinada a professores do IFRR – Instituto Federal de Roraima, contado com o total de 20 participantes.

Durante a oficina, foram abordados conceitos, exemplos e práticas que os docentes podem aplicar em seu contexto de ensino. Ao final, os participantes desenvolveram um plano de aula e um roteiro de aprendizagem com o uso de tecnologias para educação.

LINK: http://ppget.ifam.edu.br/egressa-ministra-oficina-para-o-senac-roraima/

Roteiros de Aprendizagem em escola privada de MG

O CEC Diocesano – Janaúba-MG, uma escola privada de ensino, convidou a egressa Marcella Sarah F. de Farias para ministrar e abordar sobre o seu produto de mestrado “Roteiros de Aprendizagem” no dia 11 de setembro. Além disso, a escola está organizando um seminário de Roteiros de aprendizagem para buscar aplicar as práticas pedagógicas do Ensino Infantil, Fundamental e Médio.

No evento, farão rodas de conversas sobre as experiências dos professores com a utilização dos Roteiros de Aprendizagem que estão elaborando e aplicando com os alunos para verificar possibilidades e adaptações a fim de incorporar na nossa prática.

LINK: http://ppget.ifam.edu.br/roteiros-de-aprendizagem-em-escola-privada-de-mg/

Roteiros de Aprendizagem no Acre

No dia 02 de outubro, a egressa Marcella Sarah F. de Farias palestrou para a Reunião do Grupo de Pesquisa DIGITALIDADES PARA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA (DALI) da Universidade Federal do Acre, que contou com professores do IFAC e UFAC.

Roteiros de aprendizagem no curso de licenciatura do IFAM

A egressa Marcella Sarah F. de Farias, a convite do professor Fabrício Farias, ministrou no dia 01/09, a palestra “Roteiros de Aprendizagem”. Os participantes são alunos em etapas finais do curso de licenciatura de Física do IFAM.

Na palestra foram abordados o conceito, estrutura, orientações e exemplos com foco na elaboração de seus próprios roteiros. Além disso, houve troca de experiências sobre práticas em sala de aula.


Roteiros de Aprendizagem no IFAC

A egressa Marcella Sarah Filgueiras de Farias participou da I Jornada de Formação e Planejamento Integrado da Rede IFAC – Etapa II que teve como tema “Transformando o ato de ensina e aprender no IFAC”. Ela ministrou uma oficina nos dias 18 e 19 de agosto sobre Roteiros de Aprendizagem e abordou conceitos, estrutura de um roteiro, orientações e exemplos de aplicação.

A oficina contou com mais de 240 participantes que tiveram a oportunidade de elaborar seus roteiros, que foram analisados por Marcella Sarah, e posteriormente discutidos por todos.


Egressa do PPGET ministra oficina sobre Roteiros de Aprendizagem na Formação de Servidores do IFAM

A egressa do PPGET, Marcella Sarah Filgueiras de Farias, realizou nos dias 29 e 30 de julho de 2020, uma oficina virtual sobre Roteiros de Aprendizagem (R.A) como parte da Formação de Servidores do IFAM.

A oficina foi uma experiência muito importante e diferente, pois contou com uma rica interação entre os participantes.

No primeiro dia, foram abordados os conceitos, estrutura de um roteiro e ao final, foi solicitado dos participantes a produção e envio de um roteiro para análise da egressa. No segundo dia, finalizou a parte teórica e analisou os roteiros enviados, indicando melhorias e dicas para direcionar melhor a produção de R.A.

A oficina pode ser vista nos vídeos:

Primeiro dia da Oficina : https://www.youtube.com/watch?v=A43u5gG4BDA&feature=emb_title

Segundo dia da Oficina: https://www.youtube.com/watch?v=hsVSOr07Pt4&feature=emb_title


Roteiros de Aprendizagem no IFPE

A convite dos Campus Vitória e Afogados do IFPE, a egressa Marcella Sarah Filgueiras de Farias apresentou Roteiros de Aprendizagem na semana de formação dos professores.

A palestra ocorreu no dia 11 de agosto de 2020 e contou com a participação de mais de 50 docentes, onde foi apresentado o conceito, estrutura, orientações e vários exemplos sobre roteiros de aprendizagem.

A semana tem com objetivo apresentar mecanismos e estratégias para aulas remotas. O trabalho da mestra pode ser visto no site www.roteirosdeaprendizagem.com.br.


Egressa contribui para Formação de Professores no Campus Santa Maria Boa Vista – IFSertão- PE

No dia 04 de agosto de 2020, o IFSertão-PE Campus Santa Maria da Boa Vista, convidou a mestra Marcella Sarah Filgueiras de Farias a contribuir com o Encontro de Formação Docente com Roteiros de Aprendizagem- conceito, estruturação e orientações.

O encontrou contou a participação de mais de 60 professores que observaram como desenvolver seus próprios roteiros, aplicá-los em seus contextos de sala de aula e em suas estratégias de ensino.

Mais detalhes sobre roteiros de aprendizagem podem ser vistos no site roteirosdeaprendizagem.com.br

O PPGET parabeniza a egressa pela inserção social do produto educacional e da participação em diferentes eventos.


Produto de Egressa integra a agenda de formação de servidores do IFAM

O produto educacional da Ma. Marcella Sarah Filgueiras de Farias, egressa do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico, integrou a agenda de formação de servidores do IFAM, no segundo semestre acadêmico de 2020.

Marcella participou como conferencista tratando o tema “Planejamento e avaliação: os roteiros de aprendizagem e outras apropriações didático-pedagógicas para o ensino híbrido”. A conferência fez parte da programação do Encontro de Formação para Retorno Acadêmico 2020.2, que acontece entre os dias 22 e 28 de julho, transmitido de forma on-line, no Youtube (TV IFAM) e também no FaceBook.

O vídeo com a palestra de Marcella Sarah está disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=oJXf-yoZ700&t=10353s ( a partir do 1h:47min:00). Até a data desta postagem, a plataforma do YouTube já contabilizava mais de 2.700 visualizações.

Promover a inserção social dos produtos educacionais é uma missão dos Programas de Pós-Graduação Profissionais e a comunidade do PPGET fica muito feliz por este alcance.


Egressa do PPGET ministra a palestra “Roteiros de aprendizagem: construção e aplicação em sala de aula”

A egressa Marcella Sarah F. de Farias participou no dia 30 de junho de 2020 da CAPACITAÇÃO EM OFICINAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO REMOTO, ministrando a palestra intitulada “ROTEIROS DE APRENDIZAGEM: construção e aplicação em sala de aula”.

Oficina “Roteiros de Aprendizagem: construção e aplicação em sala de aula”

O evento foi promovido pela Direção de Ensino do Instituto Federal de Pernambuco, Campus Petrolina, que teve como objetivo promover espaços formativos de diálogo e aprendizagem, mostrando caminhos e estratégias metodológicas de como fazer o ensino remoto, alimentando-se do conhecimento para contribuir no planejamento das atividades remotas que serão aplicadas aos alunos. O Público Alvo foram professores e servidores TAE do IF SERTÃO PE.

Segundo o registro dos organizadores, a palestra contou com mais de 150 participantes, entre professores, alunos e interessados no tema.


Egressa abordou o tema Roteiros de Aprendizagem na Turma PPGET 2020

Nesta sexta-feira (05/06/2020), Marcella Sarah Filgueiras de Farias, egressa do mestrado, abordou o tema “Roteiros de Aprendizagem” na disciplina “Ensino e TICs”, Turma PPGET 2020, ministrada pela Profa. Dra. Andréa Mendonça.

Na aula, a mestre Marcella de Farias, tratou sobre o conceito e a elaboração de roteiros de aprendizagem e respondeu questionamentos da turma sobre dificuldades para aplicação de roteiros de aprendizagem em sala de aula, adaptações possíveis, estratégias de avaliação e feedback, entre outros. A discussão sobre o tema foi mediada por Maria Izaíra Gil, aluna da turma.

Para conhecer a pesquisa de Marcella de Farias sobre Roteiros de Aprendizagem, desenvolvida na época do mestrado no PPGET, acesse o site da autora. A dissertação e o produto de Marcella estão disponíveis também no site do PPGET e no repositório institucional do IFAM.


Egressa apresenta palestra no evento Repensar

A egressa Marcella Sarah F. de Farias apresentou no dia 30 de janeiro de 2020 a palestra sobre Roteiros de Aprendizagem na Universidade Estadual do Amazonas no evento Repensar. O Repensar, evento da Fundação Rede Amazônica, tem como objetivo discutir temas de relevância para sociedade, reunindo acadêmicos, profissionais e formadores de opinião, através de palestras curtas e oportunidade para discussões e networking.

Nessa edição, com o tema Educação Criativa, contaram com a presença de Karla Pereira, Marcella Sarah e Carlla Vicna, que desenvolvem práticas educacionais que estimulam o aprendizado e desenvolvem habilidades que tornam o processo educacional mais criativo. No final, houve um momento de troca de experiências mediado por Rony Siqueira do Programa Educações com as palestrantes, onde o público fez perguntas e tirou suas dúvidas.

Além de apresentar sobre Roteiros de Aprendizagem, a egressa apresentou as atividades do MPET e outros produtos educacionais do mestrado.


Egressa do MPET ministra oficina sobre Roteiros de Aprendizagem

A egressa do MPET, Marcella Sarah Filgueiras de Farias, ministrou nos dias 23 e 24 de julho de 2020, a oficina sobre Elaboração de Roteiros de Aprendizagem na Jornada Pedagógica 2019/2 no IFAM do Campus Manaus Zona Leste. A oficina é fruto da dissertação da egressa, orientada pela Profa. Dra. Andréa Pereira Mendonça, e contou com a participação de 39 docentes de diversas áreas de atuação. Dentre os pontos abordados, foram apresentados conceitos, estrutura de um roteiros, etapas de construção, orientações de aplicações de roteiros de aprendizagem e o site com todos os produtos da pesquisa que podem ser acessados pelos professores. Segundo a egressa, a oficina ajuda na divulgação do produto da sua pesquisa e oferece aos professores um instrumento para lhes auxiliar em sala de aula visando a autonomia do aluno nos seus estudos.



OFICINA SOBRE DESIGN THINKING


Oficina de Design Thinking no projeto Lapassion

A egressa do MPET, Marcella Sarah F. de Farias, ministrou nos dias 02,03 e 04 de março de 2020, a Oficina de Design Thinking para 36 participantes do projeto Lapassion. Dentre os participantes, há alunos da Finlândia, Espanha, Peru, Chile, dentre outros estados do Brasil, como Amapá e Pará. A oficina foi ministrada em inglês e português.

LAPASSION (Práticas Latino-Americanas e Soft Skills para uma Rede Orientada para a Inovação) é um projeto do programa Erasmus + dentro da linha KA2 – Cooperação para a inovação e intercâmbio de boas práticas – Capacitação no campo do Ensino Superior (referência 585687-EPP -1-2017-1-PT-EPPKA2-CBHE-JP). Envolve parceiros de Portugal, Finlândia, Espanha, Brasil, Uruguai e Chile.

O consórcio LAPASSION tem como motivação criar uma solução única para abordar diferentes problemas que afetam a juventude nas IES, ajudando os estudantes a obter uma melhor formação em termos de inovação, habilidades técnicas e internacionalização. Esta solução é obtida pela LAPASSION MP / I (Projetos / Estágios Multidisciplinares) para que as equipes de alunos ajudem a co-criar e co-desenvolver projetos propostos por empresas e outras organizações, ou para acelerar ideias inovadoras em um contexto internacional envolvendo estudantes de vários países).

Os participantes aprenderam sobre conceitos e meios de como desenvolver seus projetos com as técnicas de Design Thinking e ao final apresentaram seus resultados.


Egressa ministra oficina de Design Thinking para startup’s

A egressa Marcella Sarah F. de Farias ministrou entre os dias 08 e 11 de janeiro de 2020, a Oficina de Design Thinking para os participantes do projeto para startup’s da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação – SEMTEPI.

Os participantes conheceram como utilizar as técnicas de DT para os seus projetos de forma a potencializar a coleta de dados até a concepção de um produto. De maneira prática e didática, a oficina contou com atividades que desenvolveram suas percepções sobre o seu público-alvo e criatividade na fase de geração de propostas.

O Design Thinking é um modelo estruturado que auxilia, de forma criativa e focado no público-alvo, a desenvolver soluções inovadoras. Está é a segunda oficina que a egressa ministra, outra experiência, foi o uso do DT na sua dissertação de mestrado intitulada “Design Thinking na Elaboração de um Produto Educacional: Roteiro de Aprendizagem – Estruturação e Orientações”, defendida em 2019.


OFICINA DE ELABORAÇÃO DE SLIDES EDUCACIONAIS


Egressa ministra palestra “Power slides: saia da mesmice!”

A egressa Marcella Sarah F. de Farias participou no dia 08 de julho de 2020, da CAPACITAÇÃO EM OFICINAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO REMOTO, ministrando a palestra intitulada “Power slides: saia da mesmice!”.

O evento foi promovido pela Direção de Ensino do Instituto Federal de Pernambuco, Campus Petrolina – IF SERTÃO PE, que teve como objetivo promover espaços formativos de diálogo e aprendizagem, mostrando caminhos e estratégias metodológicas de como fazer o ensino remoto, alimentando-se do conhecimento para contribuir no planejamento das atividades remotas que serão aplicadas aos alunos.

O público alvo do evento foram professores e servidores (Técnicos Administrativos em Educação – TAEs) do IF SERTÃO PE.

Segundo o registro dos organizadores, a palestra contou com mais de 100 participantes, entre professores, alunos e interessados no tema.

O PPGET parabeniza a egressa por compartilhar conhecimento contribuindo para o melhoria contínua do processo de ensino-aprendizagem.


Egressa do PPGET participa de formação de professores no Instituto Federal de Brasília (IFB)

No dia 28 de julho de 2020, a mestra Marcella Sarah Filgueiras de Farias participou como palestrante da formação de professores no Instituto Federal de Brasília. Com a palestra “Power Slides: saia da mesmice!”, a egressa apresentou conceitos e técnicas para elaborar apresentações mais adequadas e voltadas para aulas remotas.

Apesar de utilizar uma ferramenta muito conhecida de criação de slides (Power Point), a egressa abordou a importância de criar um material mais dinâmico, contextualizado e direcionado para as tecnologias disponíveis, apresentando dicas e direcionamentos do campo do Design.

O momento contou com a participação de 25 pessoas, entre professores e profissionais da área de ensino.

O PPGET parabeniza a egressa por sua contribuição à formação de professores.


Aluna do MPET ministra curso para professores da FUCAPI

A aluna do MPET Marcella Sarah desenvolveu na semana pedagógica da FUCAPI um curso intitulado “Design de Conteúdo: Empoderando o Ensino”. Este curso teve duração de 3h, ocorreu no dia 20 de julho de 2017 e foi oferecido para 39 professores divididos em duas turmas (manhã e noite). Nele os professores puderam aprender novas maneiras de elaborar seus materiais didáticos. O resultado? Diversos professores reaprendendo o poder da boa comunicação e apresentação de conteúdos para seus alunos.

Marcella Sarah é professora da FUCAPI e aluna do MPET. Ela em conjunto com mais duas mestrandas (Adelcimara Miranda e Franciane Soares) planejaram o curso e o implementaram, originalmente, com alunos de licenciatura do IFAM, tendo 20h de duração. Esta atividade fez parte da disciplina Ensino e TICs ministrada pela Profa. Dra. Andréa Mendonça.

Ainda conforme a mestranda Marcella Sarah, está programado para o segundo semestre a continuação dos conteúdos abordados e discussões sobre o uso das TIC’s.


OFICINA PARA PRODUTO EDUCACIONAL


Oficina de produtos educacionais do IFAC

A doutoranda Marcella Sarah F. de Farias ministrou a oficina de Concepção de Produtos Educacionais para o Encontro de Pós-Graduação e Mostra de Pesquisa e Produtos do Instituto Federal do Acre (Ifac). O evento, que foi organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Proinp), realizou-se entre os dias 19 e 20 de agosto, em formato digital.

O evento foi destinado para estudantes, técnicos e professores de programas de pós-graduação, como também toda comunidade que tenha interesse em discutir a importância da pós-graduação no Acre.

Link: http://ppget.ifam.edu.br/oficina-de-produtos-educacionais-do-ifac/


Trabalho de Integração entre PPGET/IFAM e PPGDOC/UFPA

Foi finalizada hoje (07/05/2021) a oficina sobre “Concepção de Produtos Educacionais” oferecida para os alunos do Mestrado do PPGDOC (Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática), da UFPA. A oficina foi ministrada pelas professoras Dra. France Fraiha (PPGDOC/UFPA), Dra. Andréa Mendonça (PPGET/IFAM) e Ma. Marcella de Farias (FAMEPI), egressa do PPGET.

A oficina tratou sobre conceito e processo de concepção de produtos educacionais, orientações para sua elaboração e teve também um momento de socialização, no qual os alunos fizeram exposições sobre suas pesquisas e produtos educacionais. A fim de ampliar o momento de socialização, a oficina, inicialmente prevista para o período de 26/04 a 04/05/2021, foi estendida mais um dia, tendo sido finalizada nesta sexta-feira (07/05/2021).


Realizada Oficina de Produtos Educacionais

No período de 05 a 07 de outubro de 2020 foi realizada uma oficina sobre Produtos Educacionais para os alunos do mestrado da Turma PPGET 2020. A oficina foi ministrada pela Profa. Andréa Mendonça em parceria com a egressa Marcella Sarah de Farias, via Google Meet.

Na oficina foi abordado o conceito e processo para desenvolvimento de produtos educacionais, orientações sobre design de produtos, registro, inserção social e ficha de validação de produtos pela banca de defesa de dissertação. Foram três dias de aprendizado e muita interação.

LINK: http://ppget.ifam.edu.br/p-9064/


MPET lança E-book sobre Produto Educacional

A Mestre Marcella Sarah Filgueiras, egressa do MPET, em co-autoria com a Professora Andréa Mendonça lançam o e-book: “Concepção de Produtos Educacionais – para um Mestrado Profissional”.

O e-book visa auxiliar alunos de Mestrados Profissionais a conceber produtos educacionais por meio de um processo composto por sete fases. Cada fase apresenta técnicas que orientam o mestrando a desenvolver por meio de um esquema visual seu produto educacional. Ao final, são apresentadas orientações de produção de algumas tipologias de produtos educacionais.

LINK DO E-BOOK: https://drive.google.com/file/d/1wVX0B4VaLH51Ld7veABEIA_Ru8he8eO1/view


Produto Educacional: Pensar, projetar e testar. Oficina realizada em conjunto com Marcella Sarah Filgueiras de Farias no IV Congresso de Ciência e Tecnologia (IV Conc&t) do Instituto Federal do Acre, no dia 22/11/2019, carga horária: 4h [link do evento].

Concepção de Produtos Educacionais. Oficina realizada em conjunto com Marcella Sarah Filgueiras de Farias para alunos do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do Instituto Federal do Amazonas, no período de 05 a 07 de novembro de 2019, carga horária: 12h.